Retorno do Investimento em Marketing Digital

Quando se trata de marketing digital muitas dúvidas surgem, principalmente quanto ao retorno e os resultados proporcionados. Muitas empresas enxergam o marketing digital como um canal de vendas, outros buscam prospecção de clientes, e ainda existem aqueles que buscam o engajamento dos consumidores e seguidores da marca/empresa.

Mas a pergunta que fica é: afinal, como mensurar o retorno de investimentos? Uma das principais vantagens do marketing digital é a facilidade de se obter métricas. Com precisão, é possível analisar qualquer campanha ou ação e, assim, direcionar o conteúdo e os investimentos.

O ROI, sigla proveniente do inglês que significa Return on Investment, nada mais é do que o cálculo do ganho que a empresa obteve em relação ao investimento realizado em alguma ação, neste caso, de uma campanha de marketing digital. De forma simples, o ROI é o resultado da soma de todas as vendas e lucro de uma campanha subtraído do custo da mesma. É importante ressaltar que aqui entram todos os gastos para que se chegue a um valor real no final, como, por exemplo, links patrocinados, e-mail marketing, trabalho das pessoas envolvidas, mídias sociais.

Conheça três ferramentas de onde se podem extrair métricas de seu retorno:

1. Google AdWords: é o sistema de Links Patrocinados mais conhecido e difundido na internet. Isso porque ele contempla também os anunciantes que possuem um baixo orçamento disponível para publicidade. Assim, independentemente do tamanho da sua empresa fica fácil anunciar seus produtos e serviços. Outra grande vantagem é que é possível determinar quanto você pode gastar por dia, sem a cobrança de um valor mínimo. O processo todo funciona basicamente com o chamado CPC (Custo Por Clique), forma justa de cálculo que permite ao anunciante pagar apenas quando o internauta clica em seu anúncio. Assim, também, é possível analisar com precisão a quantidade de cliques e o número de conversão para se obter o ROI.

2. Landing Pages: pode ser definida como umapágina de destino ao clicar no seu anúncio ou em determinado link. Ela é diferente da home de um site, pois são páginas específicas para que seu visitante on-line tome a ação que você deseja, como por exemplo baixar um conteúdo em troca de seus contatos, solicitar uma proposta, deixar um depoimento, curtir sua página no Facebook, realizar uma compra. Ao fazer a otimização da landing page é possível aumentar a taxa de conversão, o que representa um aumento direto na receita da empresa.

3. E-mail Marketing: comprovadamente eficaz, pode ser visto como um elo de comunicação direto e um canal de relacionamento direcionado e personalizado. Com um simples envio de uma campanha, por exemplo, é possível verificar quase que instantaneamente o número de visualizações (ter acesso à relação de quem abriu e leu). Assim, fica fácil direcionar ainda mais a ação e alcançar quem realmente está interessado no seu produto/serviço e converter essas interações em vendas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s