7 Dicas Para Ter Um Marketing Digital Eficiente

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Mais de 90% dos processos de compra começam a partir de uma busca na internet. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz”, da mesma instituição. Logo, apostar no e-commerce e no marketing digital são caminhos para gerar mais rentabilidade para o negócio.

Confira 7 dicas elaboradas por especialistas para ter uma presença digital eficiente.

1. Ofereça Conteúdo

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Qualquer marca que queira se comunicar com seu público de forma eficaz deve aproveitar eventos oportunos para criar diálogos criativos. E vale tudo: textos, vídeos, notícias, podcasts, posts e imagens bem sacadas. Gerar conteúdo interessante é uma forma de fisgar possíveis compradores e fidelizar os já conquistados.

Uma loja de vinhos, por exemplo, pode oferecer em suas plataformas digitais dicas de harmonização e análises de especialistas. Já uma loja de beleza ganha atenção divulgando as tendências das passarelas e das artistas de TV.

2. Aposte no Design

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O layout precisa estar alinhado com as necessidades do negócio. Por isso, antes de tudo, é importante definir produto e público. Um site bonito e bem cuidado passa a sensação de confiança ao consumidor. Você pode trabalhar com um designer contratado ou adquirir layouts prontos em sites gratuitos como wordpress e blogger.

De acordo com estudos de profissionais da área, a cor é um diferencial a ser considerado no layout, pois contribui em até 80% com a identificação da marca e seus valores. O site Noix, especializado em e-commerce, fala sobre a psicologia das cores:

Amarelo: otimista e jovem; usado em vitrines para chamar atenção.

Vermelho: cria a sensação de urgência; é a cor das liquidações.

Azul: em tom mais escuro, cria a sensação de confiança e segurança.

Verde: é uma cor mais relaxante.

Laranja: é uma chamada para ação, como: “inscreva-se!”

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Rosa: romântico e feminino.

Preto: poderoso; muito usado em produtos do mercado de luxo.

Roxo: usado para acalmar e também muito visto em produtos de beleza.

 

3. Facilite a Busca

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Permitir que o produto seja facilmente encontrado em sites de busca é fundamental para o sucesso da loja virtual. Segundo um estudo feito pela SimilarWeb, as pesquisas em buscadores representam 40% do tráfego do e-commerce.

Um SEO (Search Engine Optimization) bem feito (entre os fatores, trabalha a alta relevância por palavra-chave) otimiza o site para boas performances em motores de busca como Google, Yahoo! e Bing. No mercado há profissionais especializados nesse tema, que podem oferecer consultoria às lojas de e-commerce.

 

4. Explore as Redes Sociais

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As mídias sociais permitem alcançar potenciais consumidores por meio de divulgação de conteúdo, serviços e novidades. Se o objetivo é divulgar a marca e impulsionar as vendas, ter uma ou mais páginas nas principais redes é uma excelente tática. Contudo, é preciso tempo para atualizá-las, pois uma rede social desatualizada pode passar a impressão de abandono ou desleixo. Além disso, hoje os consumidores falam diretamente com as marcas por meio das redes, dessa forma, o SAC deve estar sempre atento a elas.

 

5. Faça Barulho

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Investir na publicidade é uma das formas mais eficientes de se entregar uma mensagem de marketing e atrair consumidores. De acordo com dados do Ibope Media, o investimento publicitário na América Latina cresceu 5,7% em 2015.

Através de plataformas que oferecem uma variedade de soluções customizadas, a publicidade digital proporciona às empresas a possibilidade de interatividade entre as pessoas, com o compartilhamento de informações, imagens e vídeos em diferentes dispositivos, de maneira simultânea.

O objetivo dos publicitários digitais é atrair visitas para seu site e fazer com que os consumidores fixem a marca na cabeça, daí a importância de apresentar um conteúdo relevante em diferentes momentos, além de produtos de alto nível e eficiência na entrega.

6. Invista no Atendimento

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É por meio do atendimento que se pode reverter um eventual consumidor em cliente fidelizado. A loja é virtual, mas o cliente é real. Portanto, é necessário respeitar a premissa básica do marketing: compreender o cliente.

A humanização do diálogo com os clientes no ambiente digital nem sempre vai resultar na solução dos problemas, mas ele deve sair satisfeito com o atendimento. As marcas precisam deixar de lado as respostas padrão e focar, dentro do possível, na individualização do atendimento, mostrando afinidade e proximidade.

 

7. Pense Mobile

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O mobile é um dos meios mais eficazes de alcançar o usuário do seu produto onde ele estiver. A participação do dispositivo móvel no e-commerce nacional cresceu mais de 1.000% nos últimos três anos e tem acelerado o desenvolvimento do comércio digital brasileiro.

A adoção de estratégias para atender esse público, como o investimento em design responsivo, que se adaptam aos aparelhos móveis ou aplicativos que possam ser baixados no Google Play, Apple Store e Windows Phone, passou a figurar na lista de prioridades das lojas virtuais brasileiras.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/solucoes-e-commerce/sete-dicas-para-ter-um-marketing-digital-eficiente-18094237

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